Você se comunica como um Incentivador ou Sabotador? Descubra!

April 10, 2019

 

Vou te passar uma tarefa simples.

 

Pegue papel e caneta ou digite onde preferir.

Pare por uns segundos, olhe ao seu redor, pense e identifique: quem são as pessoas que te incentivam, a ser melhor, atualmente?

 

Pare e pense. É importante.

Conseguiu identificar quem são seus incentivadores?
 
Então, anote seus nomes.

Incentivadores:

  • 1

  • 2

  • 3

...

 

 

Ótimo. O que acontece é que muitas vezes reclamamos de falta de apoio, incentivo, mas igualmente, por muitas vezes, não oferecemos nosso apoio aos outros. 

 

Então, agora, eu gostaria que você olhasse ao seu redor e pensasse novamente, verifique quais pessoas VOCÊ têm incentivado atualmente.

Conseguiu identificar alguns incentivados por você?
 
Então, anote seus nomes, ao lado dos outros, no mesmo papel.

Incentivados:

  • 1

  • 2

  • 3

...

 

 

Agora me diga:
 

Qual lista é maior? A de incentivadores ou a de incentivados? Existe muita discrepância entre elas? Você é um incentivador ou um sabotador?

 

Se a lista de incentivadores é maior. Ótimo! Seja muito grato por viver ao redor de pessoas que te incentivam. Mas que tal, começar a incentivar aos outros também? Observe se você não está sendo um sabotador.

 

Agora, se sua lista de incentivados é maior, parabéns! Você está fazendo sua parte! Precisamos então, que essa mesma percepção que você possui, chegue aos seus colegas, que talvez estejam sendo seus sabotadores.

 

Bom, eu não sei quais foram os seus resultados. Eu só posso fazer 3 coisas por você:

  1. Pedir que continue refletindo sobre isso e incentivar você a fazer a sua parte.

  2. Compartilhar algumas algumas dicas aqui para que todos que lerem isso, tenham a oportunidade de começar a ser um incentivador. Imagina que maravilha!

  3. Essa eu falarei mais abaixo.

 

Mas Day, como eu faço isso? 

 

No meu relacionamento, na minha empresa, na minha família, as pessoas só me criticam!

De novo, comece por você!

 

Como ser um incentivador:

  • Incentive aos outros com palavras positivas e otimistas, sempre que tiver oportunidade. Não deixe para depois. Elogie o trabalho dos outros.

  • Apoie as pessoas com seu conhecimento e trabalho para ajudá-las a realizarem seus sonhos. Não diga apenas, "vai lá, você consegue", muitas vezes você pode dizer, "bora, eu te ajudo!".

  • Diga o quanto admira seus colegas. Sempre seja grato. Reforce comportamentos positivos dos outros e os incentive a continuar fazendo de novo e de novo.

 

Para não ser um ser um sabotador, evite:

  • Comentários pessimistas que não agregam em nada, pelo contrário, desanimam e só fazem com que os outros gostem menos de você. Falei sobre isso no meu artigo Como se comunicar na empresa?, caso queira mais dicas.

  • Reclamações. Não conheço alguém que goste de estar perto de reclamões. Você gosta?

  • Fofocas. Não preciso nem falar muito sobre o quanto isso prejudica as relações, fora que em grande parte das vezes, as fofocas são baseadas em invenções e situações distorcidas. Quando alguém se aproximar querendo te contar "uma quentinha", seja educado, agradeça, mas diga que prefere não se envolver nesse tipo de conversa. Te garanto que as pessoas te olharão com outros olhos.

  • Críticas agressivas disfarçados de feedback. Olha, só existe 2 tipos de feedback que devem ser usados. Os positivos (que reforçam comportamentos) e os corretivos (que visam fazer uma observação e pedido claro sobre o que deseja do outro). "Feedbacks" vagos, agressivos devem ser descartados.

 

Essas são algumas das minhas dicas hoje e elas não chegaram até você, por acaso.

Querido, use a comunicação para gerar efeitos positivos na sua vida pessoal e profissional. Às vezes leva menos de 1 minuto dizer que você admira alguém, mas eu te garanto, os efeitos são verdadeiros e duradouros. Pode acreditar!

 

E já que você leu até aqui, vou te falar sobre minha dica 3 (lá de cima, não, não esqueci). Aproveite para conhecer meu curso que ajuda equipes a se comunicarem positivamente. Quem sabe é isso que vai ajudar você e as pessoas ao seu redor a ser tornarem bons comunicadores para criar um ambiente colaborativo e produtivo? Você pode ter mais informações aqui: www.daylouise.com.br.

 

Para que deixar começar depois, se você pode fazer isso agora?

 

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