Cuidado com as suposições, ao se comunicar!

June 4, 2019

 

Ao fazer solicitações, muitas vezes usamos uma linguagem que tem muitas suposições e, conseqüentemente, muita ambiguidade.

 

Por exemplo, seu líder pode dizer: "Mantenha-me informado" sobre um projeto que você está trabalhando.

 

O que especificamente ele está pedindo à você?

  • Me envie um e-mail a cada atualização?

  • Venha à minha sala e faça um resumo no final da semana?

  • Me copie em todos os e-mails?

Como você pode perceber, "manter-me informado" é um pedido um tanto quanto vago. E é um pouco complicado agir quando você não sabe exatamente o que o outro deseja, não é mesmo?

 

Essa ambiguidade pode levar ao conflito simplesmente porque o que estamos pedindo a outra pessoa, ou o que está sendo solicitado de nós, não é tão claro quanto poderia ser.

 

Então, você acaba tomando decisões baseadas em suposições sobre o que seu líder queria dizer e ainda corre o risco de ter suas atitudes mal interpretadas.

 

No local de trabalho, você já quis alguma coisa e até conversou com colegas de trabalho sem realmente declarar um pedido claro? Sabe aquelas conversas ou reuniões que começam e terminam sem você perceber ou ouvir que alguém está tentando fazer um pedido à você? Muito comum não é mesmo?

 

Para você obter certeza e clareza sobre uma solicitação, tente repetir sua compreensão da solicitação de volta para a pessoa que a fez. Faça isso traduzindo o que você ouviu para o tempo presente, orientado para a ação e linguagem viável.

 

Desta forma, aumentamos a probabilidade de sermos capazes de satisfazer nossas necessidades e ajudar os outros a serem atendidos por meio de uma comunicação clara.

 

Prática consciente do dia

Ouça com atenção os pedidos por trás de declarações simples ou vagas de colegas de trabalho ou de seu líder. Tente repetir o que você entendeu para criar mais clareza entre vocês.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

Contato

 e-mail: day@daylouise.com.br  

Tel: 55 (48) 9 9656-6165

Rod. José Carlos Daux, 01 - João Paulo, 

Florianópolis | Santa Catarina | Brasil

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram