Como lidar com a raiva no ambiente de trabalho?

June 25, 2019

 

Precisamos falar sobre isso agora!

 

Muitas vezes, sob o argumento de sermos eficientes no trabalho, tentamos resolver um conflito no ápice da emoção, antes de estamos prontos. 

 

Você pode pensar que falar na hora seria uma maneira de neutralizar a raiva ou frustração e, depois, voltar ao trabalho. Infelizmente, seguir esse caminho pode levar a mais desconexões e longas frustrações - para os dois lados.

 

Sabe quando entramos em uma reunião como se estivéssemos indo para uma batalha? O objetivo muitas vezes é mostrar que estamos certos, que o outro está errado e que ali é o momento de provar isso.

 

Quando você está com raiva, tentar resolver de imediato, é a pior coisa a se fazer. Ta, eu sei que na hora, parece impossível controlar essa vontade, mas se você deseja obter sucesso em situações de conflito, precisa ser inteligente e ninguém é muito inteligente, quando age por impulso, sem pensar.

 

O que fazer, quando a raiva bater?

 

Antes de mergulhar para conversar sobre um conflito, dedique alguns minutos para se conectar com o que está sentido e identifique o que você necessita do outro.

 
Se você está antecipando uma conversa difícil com alguém, uma reunião ou uma interação desafiadora, pratique a auto empatia de antemão com 3 etapas:

 

(1) Tente observar o ocorrido, sem julgar quem está certo ou errado.

(2) Identifique como você se sente sobre isso.

(3) Identifique o que, de fato, precisa do outro.

 

Ao ter esse momento de preparação, você notará mudanças no seu processo de pensamento e conduzirá a conversa de forma mais madura, além de ter mais chances de alcançar o que necessita.

 

Antes de ter uma conversa difícil, dê a si mesmo permissão para pausar, longe do julgamento, da culpa ou do "estou certo e ele errado".  Tenho certeza que você terá melhores resultados.

 

Imagine estar inserido em um ambiente em que a maioria da pessoas pense dessa forma?

 

Pessoas agindo de forma mais consciente, sem se deixar levar pela emoção do momento, sabendo lidar primeiramente com seu próprio conflito interno. Interessante, não?

Imagine um ambiente de comunicação sadia, criativa e produtiva, que desperta e potencializa o MELHOR de cada colaborador. É isso que fazemos quando investimos na CIP - Comunicação Interna Positiva. 

 

 

 

 

 

Day Luise Administradora e Especialista em Comunicação. Nos últimos anos, se aprofundou nas áreas de Comunicação Interna Positiva e Inovação como forma de estimular a criação de ambientes mais colaborativos, produtivos e de comunicação mais clara e eficiente nas organizações. Fundou a Day Louise - Creative Training e hoje atua com cursos e programas para estimular a comunicação interna positiva e a potencializar criatividade dos colaboradores

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