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Como fazer o Colaborador Colaborar

October 24, 2018

 

  

Um colaborador como o próprio nome já diz, é aquele que colabora, ajuda e produz em sua função, mas quando pensamos em colaboração atualmente, isso ultrapassa de cumprir as funções básicas. Colaboração significa ir além, participando, produzindo de forma inteligente, criando novas formas, usando criatividade para inovar, fazer mais com menos e cuidar do negócio como se fosse seu.

 

Estamos aqui falando de um sonho de muitos empresários, digo sonho porque receber colaboração espontânea é um grande desafio para a maioria das empresas. Isso se dá por vários motivos, mas um dos principais e incrivelmente despercebido é a falta de clareza e alinhamento sobre o que se espera dos colaboradores.

 

Ao nos dirigirmos aos colaboradores é essencialmente importante que sejamos claros a respeito do tipo de colaboração e reação desejamos obter deles. Quando você NÃO possui uma definição clara do que espera das outras pessoas, as ações acabam sendo improdutivas e desgastantes, não atendendo nenhuma necessidade de colaboração específica.

 

Imagine a seguinte situação: Uma empresa determina que 2 funcionários de cada setor se encontrassem 1 vez por semana, por 1 hora, com o objetivo de analisar o mercado, em termos de tendências e ações da concorrência. O resultado final que a diretoria espera é que dali surjam novas ideias e ações sob a ótica de diferentes visões (setores) para criação de novo processos, produtos que alavanquem a empresa. Genial não é mesmo?

 

Acontece que isso não ficou claro para o grupo de colaboradores que se reunia. Então, toda semana, esse grupo se reúne, um ou outro, traz alguma notícia da área, eles discutem sobre aquilo por um momento, depois mudam de assunto e por fim acabam falando sobre assuntos aleatórios. Eles entram e saem do encontro sem nenhuma entrega clara em relação ao que a empresa deve fazer para alavancar seus resultados. Depois de muitas semanas, a diretoria irritada, extingue os encontros, pois entende que os colaboradores não são criativos e que foi um erro esperar isso deles. Acontece que isso gera um efeito dominó, pois os colaboradores ficam chateados e desmotivados por ter cancelada uma iniciativa que parecia interessante.

 

Criar e cancelar iniciativas em empresas é mais comum do que imaginamos, porém, o que temos aqui, é claramente uma comunicação falha sobre o que se esperava de um grupo. Quando você deseja alcançar um determinado resultado, você precisa fazer pedidos claros e ter certeza que a mensagem recebida é a mesma que foi enviada. Eu falei um pouco sobre isso no artigo Como evitar retrabalhos na empresa, que fornece dicas de como fazer pedidos de forma mais consciente.

 

MAS EM SUMA, CONSIDERE INICIALMENTE ESSES 6 PONTOS PARA ALCANÇAR COLABORAÇÃO:

 

1. Tenha claro o tipo de resposta que deseja

Antes de pedir algo, tenha clareza do que você realmente deseja. Isso deve se traduzir em ações pontuais, mensuráveis e numa linguagem que todos compreendam. Se você não sabe bem o que deseja, não espere que os outros descubram isso por você.

 

2. Mantenha um roteiro

As pessoas possuem mais facilidade em chegar a resultados quando possuem um roteiro, um passo a passo, um início, meio e fim. Mesmo que a geração de ideias dependa muito de conexões aleatórias, ter um roteiro é uma maneira de estimular o modo razão do cérebro e gerar resultados reais. Eu falo bastante sobre modos cerebrais e de como utilizá-los para gerar ideias na empresa no meu Workshop de Criatividade, caso tenha interesse em conhecer.

 

3. Garanta que ao menos 1 dos participantes conduza o encontro

Não é o ideal, mas algumas vezes, basta que 1 pessoa do grupo tenha consciência da colaboração desejada para que isso se estenda para todo o grupo. Garanta que essa pessoa esteja presente nos encontros.

 

4. Faça intervenções

Sempre que necessário, intervenha e repasse direcionamento ao grupo, reforçando os objetivos desejados. É muito fácil perder o foco, logo, o reforço de quais são os objetivos desejados são bem vindos.

 

5. Não repreenda resultados

Entenda que, repreender resultados não alcançados não tende a gerar resultados melhores. As pessoas normalmente tem 2 reações quando acham que serão punidas caso não alcancem o resultado esperado: submissão ou rebelião. Acredite em mim, nenhuma das duas reações são positivas quando queremos alcançar um resultado criativo e colaborativo.

 

6. Alinhe a postura que deseja

Se mesmo seguindo os passos acima, você ainda encontra dificuldades em ter os resultados que deseja dos seus colaboradores, eu recomendo alinhar a consciência e postura que espera de toda a equipe. Os resultados são mais rápidos quando toda a equipe se alinha em termos de propósitos, pois quando um relaxa, o ouro reforça. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é fornecendo essa capacidade à eles por meio de teoria e práticas, preferencialmente conduzidas por alguém que não pertença à empresa. Sim, é aqui que eu entro. o/

 

Como opção de capacitação in company temos o Workshop de Comunicação Interna, onde trabalhamos a essência da comunicação entre as pessoas para obter um ambiente com menos falhas, retrabalhos, competição desenfreada que prejudica projetos e outros desentendimentos que impactam diretamente na produtividade e motivação. Já no Workshop Despertar da Criatividade, trabalhamos 7 modos cerebrais e suas funções para processos criativos. Cada participante saberá qual o seu modo cerebral predominante e o que precisa fazer para melhorar seus processos criativos, gerar e propor ideias e inovações para a empresa. Uma boa trilha para sua empresa.

 

Agora você já possui uma boa base para ter o melhor dos seus colaboradores.

Ficou claro que a iniciativa parte inicialmente de você?

 

 

 

 

 

Sobre a autora:

​Day Louise é Administradora e Especialista em Comunicação Mídias e Inovação. Nos últimos anos se aprofundou nas áreas de Comunicação e Criatividade por meio de ações de intraempreendedorismo para gerar Inovação Colaborativa nas organizações.

 

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