Jornada CIP

Consolide prática de comunicação

positiva em sua empresa!

Como atrair mais leitores?


Vivemos na era da comunicação instantânea e a aquisição da informação de forma rápida e precisa é um quesito fundamental.

O livre acesso às informações e a facilidade no seu compartilhamento criou uma explosão de dados na internet e em meio à todo esse turbilhão de informações, tentamos conquistar um espaço para expor nosso conteúdo. Conteúdo este que, se não for bem elaborado e planejado, considerando premissas básicas, se perderá em meio à tanta informações.

Um ponto muito importante e muitas vezes pouco considerado é o Título.

Quando criamos um texto, é fundamental pensar no seu conteúdo, início meio e fim, mas muitas vezes acabamos ignorando a importância de despender mais tempo pensando num bom título e acabamos por deixar isso para os minutos finais.

Confira algumas dicas para criar um título mais interessante:

- Tente refletir a ideia central do texto, como uma ponte que leva à leitura. O título representa a capa, o rótulo, sua embalagem e é ele que despertará o interesse do leitor.

- Considere cada palavra, sua coerência e pertinência perante ao conteúdo exposto. Não adianta tentar chamar atenção com um título sensacionalista, mas que não reflete o conteúdo real do texto.

- Entenda bem qual é o seu público e faça um título pensando nele. Se possível, realize pesquisa com pessoas próximas oferendo opções e questionando sobre o que mais desperta sua atenção.

- Pense em palavras-chave. É válido saber quais são as palavras mais pesquisadas levando em consideração as páginas de resultados do Google. Isso gerará mais tráfego de indivíduos, mais cliques e visitantes ao seu conteúdo.

- Veja o que está na moda. Músicas, Gírias, Notícias. Faça conexões criativas com o conteúdo do seu texto.

Veja alguns tipos de títulos que podem funcionar para você:

1 - Tema + chamariz - destaca e explicita o tema, usando uma frase mais criativa.

Exemplo: Android: o sistema operacional do momento!

2 - Perguntas/respostas - quando o objetivo é apresentar algum problema ou solução.

Exemplo: Quais as vantagens da plataforma Android?

3 - Listas e Números - Normalmente reflete dicas pontuais. As pessoas adoram isso!

Exemplo: 5 dicas infalíveis de desenvolvedores Android!

4 - Provocador ou Controverso - quando se busca a polêmica para chamar a atenção.

Exemplo: Onde você está errando ao desenvolver aplicativos?

Por fim, é possível também misturar os tipos. Seja criativo, empático e boa sorte!

As dicas estão aí, depende de você.

Sobre a autora:

​Day Louise é Administradora e Especialista em Comunicação Mídias e Inovação. Nos últimos anos se aprofundou nas áreas de Comunicação e Criatividade por meio de ações de intraempreendedorismo para gerar Inovação Colaborativa nas organizações.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.